HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MEDIEVAL
1- O que designava "Escolástica"? pág. 23
R: Termo que significa originariamente doutrina da escolae que designa os ensinamentos de filosofia de teologias ministradas nas escolas eclesiásticas e universidades na Europa durante o período medieval, sobretudo entre os séculos IX e XVII.
2- Qual o fim supremo que deve-se aspirar segundo Santo Agostinho? pág. 23
R: É o reino dos valores éticos, aos quais podem ascender também os ignorantes e humildes que tenham pureza no coração, amor e bondade.
3- Qual o objetivo principal da Escolástica? No que muito contribuiu? pág. 23
R: Era a sistematização do saber num todo harmonioso e orgânico. Contribuiu muito para a criação das universidades e dominou o trabalho destas instituições durante três ou quatro séculos.
4- Quais foram as primeiras universidades medievais? pág. 24
R: A primeira das universidades medievais, as quais pela sua configuração social e jurídica eram essencialmente diferentes das universidades antigas, foi a de Paris, constituída no início do século XIII, pelo desenvolvimento da Escola Catedralícia de Notre Dame. Nessa época, foi fundada também a Universidade de Bolonha, originada de uma escola Catedralícia e de outras escolas municipais e
monásticas.
5- O que formavam os professores e alunos? Explique. p24
R: Os professores e os alunos formavam corporações, “universitas”, expressão que passou a designar a escola por eles constituída, gozando essas corporações de vários privilégios, com direito a foro especial, a isenção de impostos e do serviço militar.
6- De onde provinha o incentivo a formação das universidades medievais?
R: O incentivo à formação dessas universidades também provinha da necessidade de se formar novos profissionais, tanto para preparar o clero como para as funções públicas, incentivando a formação de especialistas em Direito, ou mesmo em funções de auxílio ao crescimento das novas formas de atividade econômica surgidas com o renascimento comercial.
7- No que era baseado o método de ensino? Explique.
R: O método de ensino era baseado na leitura (lectio) e interpretação de textos, seguida de debates (disputatio) sobre os temas estudados. Nas universidades ainda se mantinham a divisão do conhecimento em sete artes, criadas durante o período carolíngio, divididas no trivium (gramática, retórica e lógica) e no quadrivium (aritmética, geografia, astronomia e música).
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