segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A TRAVESSIA E OS NAVIOS NEGREIROS- Cássia e Larissa

A TRAVESSIA E OS NAVIOS NEGREIROS

Cássia e Larissa




O Brasil formou-se na escravidão o processo mais longo de sua história. Não se pode compreender o Brasil sem se voltar ao continente africano. O tráfico de escravos conduziu sua economia e sua formação ao longo de mais de 300 anos. Com base em recentes estudos históricos analisar-se as tipologias das embarcações utilizadas para o tráfico de africanos para o Brasil entre fins do século XVIII e meados do XIX, seus tamanho, a qualidade dos materiais empregados, os locais onde eram construídos, suas tripulações, a mão de obra empregada nesse processo e o manejo de sua carga no curso das viagens que partiam de Angola e abasteciam de escravos o Rio de Janeiro e outras áreas do centro-sul brasileiro.

A vinda de milhares de africanos para o Brasil, que faziam a travessia num canto de um navio regido pela violência e de gente cheia de medo, cansaço, sede e fome transformou-se no objeto de estudo sobre o tráfico, conhecendo os modos por meio dos quais se dava a captura dos escravos na África e a variedade de gentes envolvidas nesse processo. 

Como acontecia a travessia e como era os navios negreiros? 


Aglomerados nas feitorias em barracões de madeira ou pedra, os escravizados aguardavam a chegada dos navios negreiros, que só partiam depois de completada a carga, para garantir a lucratividade da viagem. Amontoados em seus porões, eram mal alimentados e tinham de respirar um ar viciado que favorecia a ocorrência de doenças e contágio. A sede também era comum nesses navios, que carregavam poucas pipas de água para não ocupar espaço e evitar excesso de peso. Essas péssimas condições de viagem ocasionavam mortes por inanição e desidratação. Mesmo assim, os lucros dos traficantes eram altos. Chegando ás costas brasileiras, os escravos eram examinados, avaliados e negociados. Um adulto do sexo masculino valia o dobro de um do sexo feminino e três vezes mais que uma criança ou um idoso.

Palavras-chaves: navios negreiros, tipologias, escravidão

Significado de Navio negreiro

[História] Diz-se do navio cargueiro que transportava africanos para a América, entre os séculos XVI e XIX, com o objetivo de escravizá-los.Significado de TipologiasEstudo dos caracteres morfológicos do homem, presentes em diferentes raças; biotipologia.

Significado de Escravidão


Circunstância em que se encontra o escravo; condição da pessoa que serve; servidão: a escravidão é inconstitucional.

Governo ou sistema que se baseia na escravização de indivíduos; escravismo.




Referência:


RODRIGUES, Jaime. História Viva. Dossiê Tráfico Negreiro: nos porões da história moderna. n° 66, abr. 2009. p. 40-46.



http://www.cchla.ufrn.br/humanidades2009/Anais/GT23/23.2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário