segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Curso Normal NB / Marina e Victória - O trabalho escravo no Brasil

O Trabalho Escravo no Brasil

Resultado de imagem para O Trabalho Escravo no Brasil capa


O trabalho escravo é uma grave violação de direitos humanos, que tem levado milhões de seres humanos a serem explorados e submetidos a condições desumanas, causando o enriquecimento ilícito de outras.
Em 1888, a Princesa Isabel declarou a lei Áurea extinta a escravidão legalizada no Brasil. Mas o trabalho escravo prosseguiu de forma ilegal e novas formas surgiram em diversas regiões: nas fazendas de café do Sudeste, vitimando também os imigrantes italianos e japoneses; nas plantações de algodão e açúcar do Nordeste; no extrativismo de borracha na Amazônia.
Nas décadas de 1970 e 80, a política de ocupação da Amazônia adotada pela ditadura militar agravou o problema. Incentivos fiscais e créditos subsidiados oferecidos pela Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) a empresas nacionais e multinacionais levaram à construção de muitos empreendimentos agropecuários. Fortunas em dinheiro público foram drenadas. Grandes extensões de floresta, destruídas para a criar pastos e plantações. Também houve danos enormes a comunidades indígenas, populações nativas e migrantes assalariados rurais.

O que você sabe sobre Trabalho Forçado, Jornada Exaustiva, Servidão por Dívida e Condições Degradantes?

    Sobre o livro:

  Publicada inicialmente na França em 1979, Ser escravo no Brasil teve quatro edições em português e uma em inglês antes de ter sua segunda edição em francês.
A autora Katia M. De Queiros Mattoso afirma que há duas visões sobre a escravidão brasileira: a idílica, e à contrária desta. Ela afirma ser necessário recorrer à documentação existente. (Disto percebemos a importância de fazer pesquisas, enriquecendo-as com novas fontes para se ter uma compreensão da escravidão no Brasil)
O título “Ser escravo no Brasil”, na voz passiva, já aponta um estilo: o desejo de adotar o próprio ponto de vista do escravo. Aponta a vontade de acompanhar cada passo de sua vida individual e coletiva.
O livro é divido em três partes, sendo que cada uma contêm três capítulos. A primeira pode-se dizer que aborda como o africano tornava-se escravo na África até a sua chegada aos locais que trabalharão forçosamente no Brasil. A segunda parte pode-se dizer que aborda com precisão o título do livro, aborda como era ser escravo no Brasil. A terceira parte aborda como os escravos podiam se tornar livres, e indaga se realmente se tornavam livres, ainda aborda a relação dos supostos ex-escravos com os demais seguimentos da sociedade.

Palavras-Chaves: Resistência, força e liberdade.
  • Resistência: Ato ou efeito de resistir. 
  • Força: Força é o substantivo feminino que pode significar poder, energia, impulso. 
  • Liberdade: Grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal. 

A autora firma que esta nova leitura que faz do mundo dos escravos dispõe de uma documentação por certo fragmentaria, porem muito abundante. Que sem dúvida ela favorece mais o século XIX do que os anteriores. E que no Brasil não se possui qualquer depoimentos de escritos ou memórias de escravos, tão abundantes nos Estados Unidos. Mas, às fontes antigas (papéis oficiais, testemunhas dos contemporâneos, brasileiros ou estrangeiros) acrescentou-se toda uma série de documentos novos: testamentos, inventários de heranças, cartas de liberdade, processos judiciários, arquivos policiais e de associações leigas ou religiosas e as preciosas tradições orais de certas comunidades “afro-brasileiras” da atualidade.

Resultado de imagem para ser escravo no brasil livro


Autora: Katia Mytilineou De Queiros Mattoso 
( Katia M. De Queiros Mattoso / Kátia De Queiros Mattoso)

Ser Escravo no Brasil

Edição padrão, 16 set 2016
Editora brasiliense - Ano de 1990

https://www.estantevirtual.com.br/livros/katia-de-queiros-mattoso/ser-escravo-no-brasil/3450271839

https://www.amazon.com.br/Ser-Escravo-Brasil-S%C3%A9culos-XVI-XIX/dp/8532652565

https://www.dicio.com.br/

http://estudandoeasy.blogspot.com/2017/01/ser-escravo-no-brasil-mattoso-katia-pdf.html









Nenhum comentário:

Postar um comentário