quinta-feira, 27 de junho de 2019

SHERON RESUMO DA PÁGINA 25

MOSTEIROS E CATEDRAIS: AS ESCOLAS CRISTÃS DA IDADE MÉDIA




A transição da Antiguidade para a Idade Média se deu com a implantação do sistema feudal de produção e com a consolidação do cristianismo como uma nova visão de mundo. Esse processo foi longo e, resumidamente, teve os seguintes passos: 1) desde a morte de Jesus, acontecimento que se convencionou datar de século I d.C., as suas ideias e pregações, especialmente por meio do apóstolo Paulo, se expandiram por todo o território do Império Romano, vindo a se constituir no cristianismo, que se tornou religião oficial do mundo romano em 391; 2) devido às sucessivas crises políticas, econômicas (escravismo) e sociais (cristianismo), em 395 ocorrerá a divisão do Império em Ocidente e Oriente, e em 476 d.C. será deposto o último imperador do Ocidente; 3) a partir do século VI, alguns reinos romano-bárbaros já se implantavam em território do Império Romano do Ocidente, onde a única autoridade política autenticamente romana passou a ser o papado; 4) ao contrário do Ocidente, região na qual o modo de produção escravista evoluirá para o feudalismo, com descentralização política, o Império Romano do Oriente conservará a sua unidade e força. Desse modo, durante a chamada Idade Média, três centros de poder, tão diferentes entre si, se enfrentarão numa complexa luta ideológica e militar: o papado, a autoridade política do Império Romano do Oriente e a nobreza feudal dos reinos romano-bárbaros.
A educação perde o caráter político herdado dos gregos e que visava a formação do cidadão, passando a ser ministrada pelos padres da Igreja Católica. A Europa quase toda analfabeta; dessa forma, todo o conhecimento ficou sob controle da Igreja, que determinava o que podia e o que não podia ser lido, por exemplo. Aliás, o empobrecimento cultural nessa época foi geral. 
Mas foi no Império do Ocidente que a cultura clássica sofreu maior repúdio e esquecimento. Figura 1.7 Escritor medieval. Conforme Manacorda (1989), ali, entre 26 os homens de igreja, chegou um momento em que foi necessário proibir o ingresso ao sacerdócio daqueles que não conhecessem as letras. Observou-se que havia bispos que não sabiam assinar o próprio nome, era necessário conhecer as letras exclusivamente para ler as Sagradas Escrituras.

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