quarta-feira, 12 de junho de 2019

ARTUR E BRENDA.

HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS 
LEANDRO KARNAL

1- 1754. Quando e como surgiu o primeiro plano de união das 13 colônias? Pág. 89

Em junho de 1754, foi organizada uma conferência das colônias inglesas em Albany (Nova York). Pela primeira vez surge, de fato, surge um plano de união entre as colônias, elaborado pelo bostoniano Benjamin Franklin, como forma de dar mais força aos colonos em sua luta contra os inimigos. A ideia de uma união desagradou o governo inglês, que temia os efeitos posteriores dela. As próprias colônias desconfiaram também dessa união, temendo a perda da autonomia.

2- Guerra dos Sete Anos. Qual perigo foi afastado com a derrota da França? O que experimentaram os habitantes das Treze Colônias? 

A derrota da França afastou o perigo permanente que as invasões francesas representavam na américa, deixando os colonos menos dependentes do poderio militar inglês para sua defesa. Além disso, os habitantes das 13 colônias tinham experimentado a prática do exército e o exercício da força para conseguir seus objetivos e haviam tido, ainda que fracamente, sentimentos de unidade contra inimigos comuns.

3- Explique a frase ...“as colônias gozavam de certa autonomia”. 

"A metrópole, ausente e distante, raramente interferia na vida interna das colônias.", com os efeitos da guerra e o distanciamento do governo, as colônias menores tinham que agir por conta própria, seguindo uma espécie de governo autonomo não oficial, estabelecido pelos próprios aldeões.

4- Como o final da Guerra dos Sete Anos. O que aconteceu com a relação entre colonos e indígenas? Pág.91 

A Guerra dos sete anos estabelecera uma maior presença militar nas colônias. A Coroa decidiu manter um exército regular na américa, a um custo de 400 mil libras por ano. Para o sustento desse exército, os colonos passariam a ver aumentada sua carga de impostos. Situação desagradável para os colonos: pagar por um exército que, a rigor, estava ali para policiá-los. O final da Guerra dos sete anos também trouxe novos problemas entre colonos e índios. Vencido o inimigo francês, os colonos queriam uma expansão mais firme entre os montes apalaches e o rio Mississipi, áreas tradicionais de grandes tribos indígenas.O resultado disso foi uma nova fase de guerra entre os índios e os colonos. Várias tribos unidas numa confederação devastaram inúmeros fortes ingleses com táticas de guerrilha. Contra essa rebelião liderada por Pontiac, os ingleses usaram de todos os recursos, inclusive espalhar varíola entre os índios.

5- Declaração de 1763. Por que foi importante em primeiro lugar? Pág.91 

Geralmente pouco considerada, a declaração de 1763 é uma origem importantíssima para a revolta colonial contra a inglaterra. Importante, em primeiro lugar, porque fere os interesses de expansão dos colonos. Tanto os que exploravam as peles como os que plantavam fumo viam nessas ricas terras, que o decreto agora reconhecia como indígena, uma ótima oportunidade de ganho.

6- Declaração de 1763. Por que foi importante em segundo lugar? Pág91 

Importante também porque representava uma mudança grande da Coroa inglesa em relação às colônias da América: o início de uma política de interferência nos assuntos internos dos colonos. O ano de 1763 marcou uma mudança na história das relações entre a inglaterra e suas colônias.

7- 1764. O que estabelecia a Lei do Açúcar? Explique. Pág. 92 

Lei do açúcar (american revenue act ou sugar act), em 1764, representou outro ato dessa nova política. Essa lei reduzia de seis para três pence o imposto sobre o melaço estrangeiro, mas estabelecia impostos adicionais sobre o açúcar, artigos de luxo, vinhos, café, seda, roupas brancas. Desde 1733 havia lei semelhante, no entanto os impostos sobre os produtos perdiam-se na ineficiência das alfândegas inglesas nas colônias. [...] Além disso, a Lei do açúcar procurava destruir uma tradição dos colonos da américa: comprar o melaço para o comércio triangular onde ele fosse oferecido em melhores condições. Isso significava que a escolha nem sempre recaía sobre as ilhas inglesas do Caribe, mas também sobre as possessões francesas

8- O que proibia a Lei da Moeda? Qual era o objetivo claro da Lei da Moeda? Págs. 92 e 93 

No mesmo ano de 1764, o governo inglês baixa a Lei da Moeda, proibindo a emissão de papéis de crédito na colônia, que, até então, eram usados como moeda. [...] O objetivo claro da Lei da Moeda era restringir a autonomia das colônias.

9- 1765. O que estabelecia a Lei do Selo? Quais protestos foram realizados? Pág.93 

É somente com a Lei do selo, de 1765, que notamos uma resistência organizada dos colonos a esta onda de leis mercantilistas. a inglaterra estabelecia, em 22 de março de 1765, que todos os contratos, jornais, cartazes e documentos públicos fossem taxados. A lei caiu como uma bomba nas colônias! Foram realizados protestos em Boston e em outras grandes cidades. Em Nova York, um agente do governo inglês foi dependurado pelas calças num denominado “poste da liberdade”. Um grupo chamado Filhos da Liberdade chegou a invadir e saquear a casa de thomas Hutchinson, representante do governo inglês em Massachusetts. Além de todos esses atos, foi convocado o Congresso da Lei do selo. Em Nova York, os representantes das colônias elaboraram a declaração dos direitos e reivindicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário