HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MEDIEVAL:

1- O que designava "Escolástica"? pág. 23
Designa os ensinamentos de filosofia e teologia ministradas nas escolas eclesiásticas e universidades na Europa durante o período medieval, sobretudo entre os séculos IX e XVII.
2- Qual o fim supremo que deve-se aspirar segundo Santo Agostinho? pág. 23
Segundo Santo Agostinho, o fim supremo a que se deve aspirar é o reino dos valores éticos, aos quais podem ascender também os ignorantes e humildes que tenham pureza no coração, amor e boa vontade.
3- Qual o objetivo principal da Escolástica? No que muito contribuiu? pág. 23
Seu objetivo principal era a sistematização do saber num todo harmonioso e orgânico. Contribuiu muito para a criação das universidades e dominou o trabalho destas instituições durante três ou quatro séculos.
4- Quais foram as primeiras universidades medievais? pág. 24
A primeira das universidades medievais, as quais pela sua configuração social e jurídica eram essencialmente diferentes das universidades antigas, foi a de Paris, constituída no início do século XIII, pelo desenvolvimento da Escola Catedralícia de Notre
Dame.
5- O que formavam os professores e alunos? Explique. p24
Os professores e os alunos formavam corporações, “universitas”, expressão que passou a designar a escola por eles constituída, gozando essas corporações de vários privilégios, com direito a foro
especial, a isenção de impostos e do serviço militar.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/o-saber-nas-universidades-medievais.html
6- De onde provinha o incentivo a formação das universidades medievais?
O incentivo à formação dessas universidades também provinha da necessidade de se formar novos profissionais, tanto para preparar o clero como para as funções públicas, incentivando a formação de especialistas em Direito, ou mesmo em funções de auxílio ao crescimento das novas formas de atividade econômica surgidas com o renascimento comercial.
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