segunda-feira, 2 de abril de 2018

BRUNA E INDI



HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MEDIEVAL

1- O que designava "Escolastica"? 

2- Qual o fim supremo que deve-se aspirar segundo Santo Agostinho? 
3- Qual o objetivo principal da Escolástica? No que muito contribuiu? 
4- Quais foram as primeiras universidades medievais? 
5- O que formavam os professores e alunos? Explique. 
6- De onde provinha o incentivo a formação das universidades medievais? 
7- No que era baseado o método de ensino? Explique.


RESPOSTAS:
1:Termo que significa originariamente doutrina da escola que designa os ensinamentos de filosofia e teologia ministradas nas escolas eclesiaticas e universidades na Europa durante o periodo medieval sobretudo entre os seculos IX e XVII.

2:Segundo Santo Agostinho, o fim supremo a que se deve se aspirar é o reino dos valores éticos,aos quais podem ascender também os ignorantes e humildes que tenham pureza no coração,amor e boa vontade

3:Objetivo principal era a sistematização do saber num todo harmonioso orgânico.Contribuiu muito para a criação das universidades  e dominou o trabalho destas instituições durante três ou quatro seculos.

4: A primeira das universidades medievais,as quais pela sua configuração social e jurídica eram essencialmente diferentes das universidades antigas foi a de Paris, constituída no inicio do seculo XIII,pelo desenvolvimento da Escola Catedrática de Norte Dame. Nessa época,foi fundada também a unidade de Bolonha,originada de uma escola catedralicia e de outras escolas municipais e monásticas.

5:Os professores e alunos formavam corporações "universitas" , expressão que passou a designar a escola por eles contituida,gozando essas corporações de vários privilégios ,com direito a foro especial,a isenção de impostos e do serviço militar.

6:O incentivo à formação dessas universidades também provinha da necessidade de se formar novos profissionais, tanto para preparar o clero como para as funções públicas, incentivando a formação de especialistas em Direito, ou mesmo em funções de auxílio ao crescimento das novas formas de atividade econômica surgidas com o renascimento comercial.

7:O método de ensino era baseado na leitura (lectio) e interpretação de textos, seguida de debates (disputatio) sobre os temas estudados. Nas universidades ainda se mantinham a divisão do conhecimento em sete artes, criadas durante o período carolíngio, divididas no trivium (gramática, retórica e lógica) e no quadrivium (aritmética, geografia, astronomia e música).


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