segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Bruna e indiara ( EDUCAÇÃO ROMANA)



1- A vida na escola. No que era baseado o método? Como a criança era tratada? Pág.23

2- Ocorriam agressões de alunos contra mestres? Explique. Pág. Explique. Pág. 23
3- Roma 169 a.C. Explique sobre a introdução de uma escola de nível mais elevado. Pág.24
4- Em Roma aconteceu o preconceito contra uma educação com finalidade prática? Explique. Pág.24
5- O que era mais importante para Quintiliano? Na concepção de Quintiliano quais seriam as disciplinas fundamentais? Pág. 25

repostas: 
1)  Antes de deixarmos a Antiguidade, vale a pena observarmos como era a
vida nas escolas. Tratemos agora do método que era baseado na memorização
e na repetição (método mnemônico). A criança era tratada como um adulto, não

existindo um método específico para a sua aprendizagem e, quando ela não cor-
respondia às expectativas do mestre, era comum o castigo físico, denominado por

Manacorda de “sadismo pedagógico”.

2) Segundo o autor, as agressões ocorriam também de alunos contra
mestres, especialmente se considerarmos que a maioria dos mestres de bê-á-bá era
de origem popular, escravos ou ex-escravos. Nesse contexto, o pedagogo, cujo tra-
balho consistia em acompanhar a criança até o local de sua aprendizagem, também
era, a princípio, um escravo. 

3) escola de nível mais
elevado (gramática e retórica) surgisse somente em 169 a.C. De acordo com
o autor, a introdução desse novo nível de instrução encontrou obstáculos, pois
não se tratava mais só de aprender as letras do alfabeto para fins práticos de um
povo de cidadãos-soldados.

   
    4)Quanto ao preconceito contra a educação com finalidade prática, a mesma teorização    de Platão e Aristóteles aconteceu em Roma: um cidadão livre poderia dedicar-se a     atividades artísticas e literárias não como exercício de uma profissão, mas somente como   uma atividade cultural desinteressada. Cícero (106-43 a.C.), por exemplo, distinguiu as   profissões liberais das indignas, não reconhecendo, porém, nem nas primeiras, alguma   dignidade civil. 


     5)  Mas depois, Quintiliano (aproximadamente 35-95 d.C.) fará a sistematização das     disciplinas, propondo um programa ideal de estudos que, após a aprendizagem inicial do   alfabeto, tinha na escola de gramática, uma escola de cultura geral, condição para   prosseguir com o ensino da retórica, para ele o mais importante. Sendo a escola de   retórica uma criação dos gregos, é possível avaliarmos o quanto a escola romana tinha de   próprio. Na concepção de Quintiliano, a escola de gramática formaria o homem culto,   capaz de falar bem e entender os autores. Para isso, seriam necessárias outras   disciplinas  fundamentais, como a música, a astronomia, a filosofia natural (ciências) e a     eloquência, cujo estudo se completaria com um nível mais elevado, a escola de retórica.
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