segunda-feira, 13 de agosto de 2018

CAROL E SILVIA -A EDUCAÇÃO EM ROMA ANTIGA


  • 1- A vida na escola. No que era baseado o método? Como a criança era tratada? Pág.23
     Era baseado na memorização e na repetição (método mnemônico);  a criança era tratada como um adulto não existindo um método específico para sua aprendizagem, e quando não correspondia as expectativas do mestre era comum o castigo físico denominado por manacorda de sadismo pedagógico.
  • 2-      Ocorriam agressões de alunos contra mestres? Explique. Pág. 23
o             Sim especialmente se considerarmos que a maioria dos mestres de bê-à-bà era de origem popular, escravos ou ex-escravos.Nesse contexto o pedagogo cujo trabalho consistia em acompanhar a criança até o local de sua aprendizagem também era, a princípio um escravo.

  • 3-      Roma 169 a.C. Explique sobre a introdução de uma escola de nível mais elevado. Pág. 24
h                 Embora uma verdadeira escola de nível mais elevado surgisse somente em 169 a. C. de acordo com o autor a introdução desse novo nível de instrução encontrou obstáculos, pois não se tratava mais de aprender as letras do alfabeto para fins práticos de um povo de cidadãos-soldados a gramática, que inicialmente era apenas a arte de ler e escrever, evoluiu para um aprendizado de cultura geral.
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  4- Em Roma aconteceu o preconceito contra uma educação com finalidade prática? Explique. Pág.24

          Quanto ao preconceito contra a educação com finalidade prática, a mesma teorização de Platão e Aristóteles ,aconteceu em roma: Um cidadão livre poderia dedicar-se a atividades artísticas e literárias não como exercício de uma profissão, mas somente como uma atividade cultural desinteressada.

  • 5-      O que era mais importante para Quintiliano. Na concepção de Quintiliano quais seriam as disciplinas fundamentais? Pág. 25
Quintiliano fez a sistematização das disciplinas, propondo um programa ideal de estudos que, após aprendizagem inicio do alfabeto tinha na escola de gramática, uma escola de cultura geral, condição para prosseguir com o ensino da teórica para ele o mais importante. 
Na concepção de Quintiliano, a escola de gramática formava o homem culto, capaz de falar bem e entender os autores para isso seriam necessarios outras disciplinas fundamentais como a música, astronomia, a filosofia natural(ciências) e a eloquência.

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